Reabilitação
Cardiovascular

As doenças cardiovasculares são reconhecidamente a principal causa de morte na maioria dos países e acarretam importante morbidade ao longo de sua evolução.

A Reabilitação Cardiovascular (RCV) é uma ferramenta terapêutica que alia o exercício físico programado ao trabalho educativo para modificação do estilo de vida e a redução do risco cardiovascular.

Ao longo das sessões de reabilitação, o indivíduo passa por um programa de educação continuada que lhe fornece informações básicas sobre a sua enfermidade e a relação dessa com o exercício físico, a atividade sexual e o trabalho. O paciente que entende sua doença e o seu tratamento previne complicações com uma boa orientação.

As principais evidências científicas com relação à RCV apontam o exercício físico programado como a principal intervenção neste processo de reabilitação.

Numerosos estudos demonstram que a RCV é capaz de reduzir o risco cardiovascular em virtude de adaptações cardíacas, pulmonares, metabólicas, musculares e vasculares que os exercícios promovem no organismo, dentre elas:

• redução e melhor controle da pressão arterial
• redução da frequvência cardíaca em cargas submáximas de exercício
• melhora do metabolismo da glicose e da sensibilidade à insulina
• redução de marcadores inflamatórios
• melhora da função endotelial

Todos os pacientes que apresentam ou apresentaram um dos seguintes quadros são elegíveis para o programa de RCV:

– Doença arterial coronariana
(DAC crônica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, Pós-operatório de Cirurgia
de Revascularizaçã o do Miocárdio, pós Angioplastia coronária)
– Insuficiência Cardíaca
– Valvopatias
(Valvopatias crônicas, pós-operatório de trocas valvares ou valvuloplastias)

– Pós transplante cardíaco
– Doença vascular periférica
– Pacientes com alto risco de doença cardiovascular
(portadores de Diabetes Mellitus, síndrome metabólica, obesidade).

SPORTIF Clinica do Esporte Multidisciplinar – Medicina Esportiva *A duração pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente

Os pacientes e seus médicos assistentes receberão periodicamente relatórios documentando a evolução do tratamento. Para nossa equipe, é fundamental o amplo diálogo com o médico assistente e, com isso, alcançar os melhores resultados por meio dos exercícios bem conduzidos e pacientes bem informados.

Nosso centro de Reabilitação conta com área confortável, equipada com equipamentos de alta qualidade para a realização dos exercícios físicos, equipe bem treinada e equipamentos necessários para o atendimento de emergências clínicas (medicamentos, oxigênio suplementar, desfibrilador, eletrocardiógrafo, oxímetro de pulso, glicosímetro, dentre outros).

SPORTIF Clinica do Esporte Multidisciplinar – Medicina Esportiva

Equipe de Reabilitação Cardiovascular da Sportif - Clínica do Exercício e do Esporte | Diretor técnico: Dr. Marconi Gomes da Silva Cardiologia e Medicina do Esporte CRM 34604

Venham nos fazer uma visita! Será um prazer recebê-lo em nosso serviço! Aqui, cuidamos com o coração!