Por que realizar avaliação médica antes da temporada esportiva?

Saiba quais são as vantagens.

O ano está começando e traz com ele um calendário de muitas competições e eventos esportivos. Você já observou que os grandes clubes e seleções esportivas geralmente iniciam a temporada com uma avaliação geral do estado de saúde e capacidades físicas dos seus atletas? A isso chamamos de avaliação pré-temporada ou avaliação pré-participação esportiva. Já se perguntou porque agem dessa maneira e se você não deveria fazer o mesmo?

Portanto, quero destacar algumas vantagens de realizar a avaliação médica nesse momento. Em primeiro lugar, talvez seja essa a época em que os atletas mais se aproximam das condições de um não atleta, pois geralmente estão retornando de um período de descanso ou realizando treinos em intensidade mais leve. Este fato facilita a realização de alguns exames complementares, pois sabemos que o treinamento intenso modifica a resposta de alguns deles. Dessa forma, é mais fácil conciliar as avaliações e o treinamento esportivo, para que um não interfira no outro.

Em segundo lugar, todo trabalho profissional de preparação de um atleta possui início, meio e fim e os resultados obtidos dependem diretamente das etapas anteriores. Assim, realizar um planejamento em conjunto com o treinador é fundamental e o primeiro passo é conhecer de onde estamos partindo, ou seja, qual a situação basal daquele atleta. Isso facilitará a individualização das ações e do treinamento pelos profissionais de saúde e treinadores. Além disso, não podemos esquecer que intercorrências surgirão durante a temporada e, portanto, é importante termos valores e padrões de referência daquele indivíduo para fazer as comparações e facilitar as decisões clínicas quando necessárias.

Por último e não menos importante, é neste momento em que geralmente você conseguirá disponibilizar maior tempo a fim de possibilitar que a equipe de profissionais de saúde dê ênfase à detecção precoce de doenças e fatores de risco para morte súbita relacionada ao esporte ou lesões esportivas, por exemplo. Muitos desses fatores são silenciosos, mas podem ser evidenciados com uma avaliação clínica mais criteriosa. Para as pessoas que não são atletas, este é o motivo principal de realizar uma avaliação médica antes de iniciar a prática de uma atividade esportiva. No entanto, quem já pratica atividade física regularmente não está imune aos riscos e continua recomendado que realizem anualmente este tipo de avaliação mais detalhada. Portanto, não esqueça de procurar o seu médico do esporte neste início de temporada. Um abraço!

Por Dr. João Antonio da Silva Jr., nosso médico do esporte