Mitos e verdades sobre “perder”barriga

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, me perguntam se realmente é possível perder a barriga! A resposta é complexa, depende! Antes de entrar no mérito da questão, seria interessante definirmos o que é isso! Barriga, normalmente, se dá pelo acúmulo de gordura subcutâneo (abaixo da pele) e visceral (entre as vísceras). Caso o indivíduo não tenha alterações metabólicas, esse acúmulo acontece pela diferença entre o consumo calórico (mais alto) e o gasto energético (mais baixo)! Comer mais do que gasta poderá aumentar o “pneuzinho”. Existem fatores que podem influenciar de maneira direta nesse processo! Vida social ativa e sedentarismo dificultam muito para que haja redução da barriga. A individualidade biológica, por exemplo, é um dos fatores responsáveis por uma pessoa conseguir perder gordura facilmente e outras não. O metabolismo acelerado pode contribuir para perda de gordura e o metabolismo lento pode contribuir para um maior acúmulo de gordura.

EIS OS PONTOS MAIS FREQUENTES A SEREM DISCUTIDOS:

– DEPOIS DOS 30 ANOS É MAIS DIFÍCIL PERDER BARRIGA. Verdade! A partir dos 30, 33, 35 … e não exatamente 30, o metabolismo tende a ficar mais lento e o esforço para gastar mais energia tem que ser maior. O problema é que as pessoas estão no auge de suas carreias profissionais e tem pouco tempo para se dedicar à saúde!

– EXCESSO DE GORDURA NA BARRIGA PODE TRAZER PROBLEMAS DE SAÚDE. Verdade! O acúmulo de gordura visceral (gordura central) aumenta o risco de desenvolvimento de resistência à insulina e problemas cardiovasculares.

– EXERCÍCIOS ABDOMINAIS REDUZEM A BARRIGA. Fazer somente abdominal é um mito! O gasto calórico nos exercícios abdominais é pequeno, por isso não exerce grande influência no emagrecimento. Quando há combinação com vários outros exercícios de musculação, associado com algum aeróbio, a redução de gordura abdominal ocorrerá mais facilmente. Mas temos que treinar esses músculos, pois quando reduzir a gordura subcutânea ficará com o aspecto de “tanquinho”.

– FAZER MUSCULAÇÃO ACABA COM A BARRIGA. Verdade! Treinamento com pesos apresenta um gasto calórico significativo. Estimular a massa muscular é estimular o metabolismo! Gerar hipertrofia (aumento do volume muscular) significa manter-se magro.

– DOCES, TORTAS, FRITURAS, ETC AUMENTAM A BARRIGA. Mito! Na verdade esses alimentos, como muitos outros calóricos, aumentam a chance de ganhar gordura. Comer pouca quantidade, sem frequência na semana, associado à atividade física regular e frequente, SEM PROBLEMAS! Comeu hoje, evite comer novamente nos próximos dias!

– QUALQUER PESSOA PODE TER UM ABDÔMEN COM POUCA GORDURA. Verdade! Depende do seu esforço e de metas que você estabelece. Para ter um abdômen definido, você será mais exigido nos treinos e na dieta! Quanto mais “cortado” mais dedicação você deverá ter! Faça a sua escolha!

– TOMAR ÁGUA MORNA COM LIMÃO EM JEJUM, PELA MANHÃ, REDUZ A BARRIGA. Mito! Não há evidência científica que comprove essa atitude! Serve apenas como meio de hidratação e, por conter limão, é nutritivo.

Autor / Fonte:Magno Luiz – Nutricionista esportivo e educador físico.