Jantar fora de casa: O que devo fazer?

Segue uma dica, para quem tem um hábito social muito frequente: jantar fora de casa ou receber amigos. Há sempre uma dúvida sobre qual o melhor prato. Na verdade irá depender dos objetivos de cada um. A liberdade de comer refeições diversas com pouco controle fica presente em indivíduos que estão dentro do peso corporal, pessoas que gozam de boa saúde ou para aqueles que têm um gasto energético muito alto advindo dos treinos! Para quem deseja perder peso o controlar ou escolher determinados pratos pode fazer uma grande diferença. Para estes casos o ideal é segurar a quantidade de carboidrato ou até mesmo retirá-lo deste período. Refeições com características mais proteicas são as mais interessantes!

Seguem algumas dicas para perda de peso:

– Buscar restaurantes que disponibilizam pratos diversos como carnes e massas. Assim vai atender a todos! No seu caso prefira carne como prato principal.

– Evitar casas especializadas em massas como pizzarias e tratorias. Você não terá opção de proteína.

– Opção de comida japonesa pode ser interessante. Devemos tomar alguns cuidados como exceder no consumo das “peças” contendo arroz, devido à utilização de vinagre, açúcar e sal. Lembramos também que o molho shoyu deve ser usado com moderação, pois é riquíssimo em sódio, o que promove uma retenção de líquidos e contribui em aumento da pressão arterial. Prefira o molho light. Essa versão tem menos sódio e mesmo assim ainda contém bastante desse nutriente. O ideal é dar preferência à Sashimi, que são ricos em proteína e apresentam um teor de gordura moderado. Cuidado também com os rodízios, onde a quantidade consumida será certamente excessiva! Na versão Temaki, o raciocínio é o mesmo, monte sua combinação pedindo para acrescentar mais peixe. O gengibre utilizado para tempero age como antibiótico, antiinflamatório, forte atividade antioxidante (que combate o envelhecimento das células) e não é muito calórico. Outra observação importante é jantar em quantidade moderada, uma vez que, qualquer excesso poderá contribuir no acúmulo de gordura corporal!

– Evitar as entradas. Normalmente são acompanhadas de pães, patês e azeite.

– Beber pouco ou evitar bebida alcoólica. As calorias da bebida irão somar com o prato.

– Evitar comer sobremesa. Há um enorme quantidade de açúcar neste alimento.

LEMBRE-SE: a busca pela perda de peso é apenas uma fase. Após atingir sua meta as questões citadas podem ser trabalhadas em equilíbrio.

Autor / Fonte:Magno Luiz – Nutricionista e Educador Físico