5 opções para evitar durante o almoço

aiba o que deve ser evitado neste momento

1) Sal refinado para temperar as saladas. Este alimento já está presente na preparação da refeição. Por conter muito sódio seu excesso poderá aumentar a pressão arterial. Por isso devemos evita-lo durante o almoço. Opções de ervas são mais saudáveis!

2) Molhos comuns e industrializados. Outras opções frequentes no dia a dia são os temperos simples e prontos, encontrados em restaurantes. Eles contêm conservantes, gordura e muito sódio. A melhor opção seria colocar o azeite com moderação.

3) Refrigerantes ou bebidas artificiais. De um modo em geral devemos evitar tomar líquidos durante esta refeição. Estas bebidas contêm conservantes e podem apresentar altos teores de açúcar e/ou sódio. Caso tenha que beber algum líquido prefira sucos naturais em poucas quantidades.

4) Frituras em geral. Evitar comer principalmente na “rua”. A reutilização excessiva do óleo para cozimento de alimentos, por restaurantes, produz elementos tóxicos que podem causar doenças. Além disso, é muito calórico.

5) Consumir doces após o almoço. A presença de sobremesas que contém leite pode prejudicar a absorção do ferro dos vegetais devido ao alto teor de cálcio. Estes dois nutrientes competem pelos mesmos “sítios” de absorção na célula. Outro ponto negativo é a presença de açúcar em grandes quantidades. Além de contribuir para o aumento de glicose no sangue poderá interferir na perda de peso.

Autor / Fonte:Prof. Magno Luiz de Miranda – Nutricionista Esportivo / Professor de Educação Física